Seja Bem Vindo

sábado, 10 de abril de 2010

Costurando livros

Costura em cadarço
A aula do dia 09 de abril foi muito boa. Tínhamos expectativas, embora não soubéssemos muito bem o que esperar da aula de Preservação e Conservação de Acervos II. A colega Jussara me doou uns materiais que ela não precisava mais e, assim, pude ficar mais tranquila porque o material básico eu já tinha.
Fizemos 1 bloco com 10 cadernos de 3 folhas (dobradas ao meio e novamente ao meio).
Pessoalmente, fiquei confusa com tudo aquilo, fui mais devagar que os outros, mas até o fim da aula já tinha aprendido a costurar um livro, graças à ajuda da colega Cristiane e da Alane.
Depois de cortar ao meio as folhas na guilhotina com a ajuda da monitora Márcia, dobramos de 3 em 3 as folhas e separamos 10 cadernos. Então, começamos pelo primeiro caderno e furamos com a agulha (alguns usaram "solavela") nas medidas feitas com um molde, que foi 1 régua confeccionada na aula para uso pessoal de cada um.
Medindo-se 15 cm de comprimento do caderno, pudemos distribuir o espaço de 1,5 cm entre os furos, num total de 6, no sentido da "cabeça" do livro para baixo. No "pé" do livro, medimos 2 cm para cima e, foi entre a medida feita anteriormente da "cabeça" e a do "pé", que medimos onde ficariam os furos e marcamos na régua-molde, a partir da medida demarcada na régua-molde que fizemos com a régua.
A partir dos furos, posicionamos o primeiro caderno na mesa de forma a ficar na beirada com a lombada virada para a pessoa que está costurando. Então,posicionamos 2 cadarços entre o 2º e 5º furo fixados por uma fita (pode ser crepe) na borda da mesa ao lado do 1º caderno. Feito isso, pegamos a linha (urso ou pipa) e começamos colocando uma ponta na agulha e a outra grudada na borda da mesma, para se manter fixa.
Fazemos um pequeno nó antes de começar, sem retirar a outra ponta da linha de onde foi fixada e tomando cuidado para que a outra ponta não saia da cabeça da agulha.
Costuramos o 1º caderno, cuidando para deixar os cadarços "entre" os furos porque a linha vai passar pela frente do cardarço e não furá-lo. A partir do 2º caderno, começamos arrematando passando por trás da linha que passa pelo 1º furo do cadeno anterior e, sempre antes de contornar, em cada caderno, o cadarço, passamos a linha por trás da linha anterior. Formamos o 1º bloco!
Aula que vem formaremos o 2º bloco com outro tipo de costura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário