Seja Bem Vindo

sábado, 15 de maio de 2010

Disciplina de preservação e conservação

Aprendemos 7 tipos de costura:
1. Costura arráfica:


2. Costura ramin;
3. Costura esteira;
4. Costura chuleada;
5. Costura com cadarço;
6. Costura de 3 pontos;
7. Costura Tyvik.

Para se aprofundar mais, sugiro o arquivo em pdf disponível no site:
http://www.ufrgs.br/geociencias/bibgeo/index_arquivos/curso_rec_livros.pdf

Para confecção da capa dura, foi cortado o papelão com estilete (de preferência afiado) em cima de placa de vidro para não riscar a bancada. Mede-se 2cm de distância entre a borda da capa percalux e o papelão já cortado na largura das folhas e 7 milímetros de espaçamento de cada lado da lombada para a capa.
Passar cola na lombada de dentro para fora e colocar tecido "morin" distante 3 cm da borda (da lombada) de cada lado e desfiar com agulha (separando os fios, como se fossem cabelos penteados).
Colar a guarda no livro: Usar papel propaganda apenas para não lambuzar a parte que não deve ter contato com a cola e depois jogar este papel- atrás da folha seguinte do livro vai o papel siliconado para não passar umidade. Colocar a parte brilhosa do papel siliconado em contato com o livro na hora de levar à prensa para não grudar no mesmo e estragar o trabalho.
Fazer uma pequena folha de guarda (folha falsa e provisória) com papel pardo observado o corte com as mãos (rasgar no formato de meia lua) para deixar expostas as filhas do papel para que grudem melhor. Testar a colagem com misturinha (metade de cola comum e metade de CMC diluída) para depois colar definitivamente a guarda permanente.
MATERIAL PARA REPARO DE LIVROS:
1. Trincha;
2. Bisturi e/ou removedor de calosidade;
3. Papel japonês (opcional)- pode ser floor post ou papel seda (usado para enrolar calçado nas caixas);
4. Lápis 6B (para numerar as folhas sem numeração no livro a ser restaurado no momento da elaboração do mapa de cadernos);
5. Agulha e linha;
6. Espátula/dobradeira de osso ou de teflon;
7. Borracha plástica (moer e fazer espécie de sachet para usar na remoção de riscos nas páginas);
8. Régua de metal;
9. Estilete.
O 1º passo é tirar a capa, depois, se tiver durex, remover com aguarrás passando com pincel na borda do durex depois no verso da folha em todo o espaço onde está grudado e retirar com cuidado com o removedor de calosidade.
A cola pura é a transparente e gosmenta, o que significa que na composição só tem a cola carboxi metil celulose (CMC). Usar para retirar a lombada de livros a serem restaurados, passando uma grossa camada em cima do tecido voile (voal) já cobrindo a lombada, estando o livro fixo entre dois apoios (tijolos). Aguardar de 20 a 30 minutos para que o CMC possa reagir com a cola seca. Após isto, tentar remover a lombada (já maleável) com o removedor de calosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário