Seja Bem Vindo

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Mecanismos para gerenciar conflitos

Na aula de Introdução o Desenvolvimento de páginas Web, discutimos o mundo do trabalho. Neste sentido, o trabalho em grupo, nem sempre bem recebido pelos estudantes, por, muitas vezes, não conseguir atingir o objetivo de trabalhar em equipe para produzir em conjunto, é realizado em partes. Cada membro do grupo se encarrega de um pedaço do trabalho, sem interação total com os demais membros do grupo.
No trabalho em grupo, nem todos conseguem atingir o mesmo nível de aprendizado, já que o processo para atingir o mesmo não é o foco (o que deveria ser), pois uma pessoa, geralmente, faz mais do que as outras que fazem parte do mesmo grupo. Porém, no trabalho em equipe, todos os membros do grupo se esforçam para seguirem juntos o mesmo processo de aprendizagem, alcançando, assim, um processo mais satisfatório. Isoo se reflete na vida profissional, ajudando a definir o perfil dos futuros profissionais.
Pensando em espaços de discussão (que podem auxiliar o trabalho em grupo a se tornar um trabalho em equipe onde nem todas as pessoas têm a facilidade de se encontrar fisicamente para a realização do trabalho), temos o blog, mas existem outros canais, como as listas de discussão (criadas no yahoo ou no google) e as redes sociais. Exemplos são as comunidades criadas no Orkut, Facebook, Myspace, etc... Como sugestão, para edição de trabalhos em grupo, podemos usar o google docs. Estes são recursos que, sem a rede mundial de computadores, seria impossível de realizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário