Seja Bem Vindo

sexta-feira, 8 de abril de 2011

21º Fórum Gaúcho pela melhoria das Bibliotecas Públicas e Escolares

O Fórum se realizou dia 1º de abril, sexta-feira, no auditório da FABICO. Faz parte das comemorações do Dia do Livro.
As autoridades da mesa se manifestaram:
1. A coordenadora do Grupo Leia-FABICO, a professora Iara Conceição das Neves Bitencourt falou que os 3 eixos da biblioteca é leitura, informação e acessibilidade;
2. Fernanda Melchiona, Bibliotecária e vereadora;
3. João Carneiro- Presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro falou que as conquistas cumulativas fazem parte de uma batalha permanente;
4. Diretor do IFRS- Paulo Roberto Sangoi;
5. Vice-diretora da FABICO- Regina falou sobre Biblioteca Escolar que não é só apoio ao ensino, mas é o preparo para ele. Como falou a Fernanda Melchiona, que o estímulo à leitura seja política de Estado- independentemente de partido - e não sé de governo;
6. Presidente do CRB10- Nelson;
7. Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia- Nêmora;
8. Secretário Adjunto da Cultura- Jéferson Assunção- Citou Luís Antônio Assis Brasil, Secretário da Cultura do Rio Grande do Suk, pioneiro na Lei do Livro.
Após isto, palestraram a Prof.ª Eliane Moro e a Prof.ª Lizandra- proferiram uma pequena explanação que está no blog. A Biblioteca Escolar atua no processo de aprendizagem, enquanto que a pública atua na inclusão e ação social.
Deu-se início ao primeiro painel:
Jéferson Assunção e mediador Prof.º Carlos Jorge Appel. Jéferson falou sobre política cultural: Diretrizes para a política cultural discutidas na "Conferência para o Rio Grande crescer". Deve-se passar por uma mudança conceitual de Biblioteca Pública, havendo profissionais preparados e desmercantilização da relação das pessoas com a cultura, ou seja, a cultura não é só para quem pode pagar. O acesso à leitura deva englobar uma fruição simbólica. Falou também do Programa Mais Cultura, de linguagens e recursos, incluindo audiovisuais, novos como meios de atrair pessoas às bilbliotecas.
Deve haver planejamento dos trabalhos na biblioteca, isso é dar condições para que o mesmo aconteça, deve haver circulação de escritores nesses espaços. Falou-se sobre ação entre cultura e educação, pois cultura é transversal porque qualifica relações entre diversas áreas.
O foco deve abranger 4 aspectos:
1. As escolas devem existir para formar leitores e não somente leitores enquanto estudantes;
2. As famílias devem ser formadas por leitores;
3. O livro deve diminuir de preço;
4. O livro deve estar acessível em muitos outros lugares.
Falou-se da Biblioteca de Santiago, no Chile, modelo de modernidade. Lá há diversidade de suportes e ofertas que geram interesse por outras linguagens. Citou-se Juca Ferreira, o qual fala que o desafio é tirar a idéia de que a biblioteca é chata e, consequentemente, o livro. Pensar nas três dimensões (3D)- livro, leitura e literatura que são articuladoras do Plano Nacional do Livro.
Após isso, deu-se início ao 2º painel:
- Morgana Marcon, diretora da Biblioteca Pública Estadual do Rio Grande do Sul, falou sobre o trabalho à frente da biblioteca e as dificuldades.
- Ricardo Affonso falou sobre o Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado, do qual é coordenador no 3º andar da Casa de Cultura Mário Quintana. Falou sobre o espaço físico das bibliotecas municipais e citou a Biblioteca Pública de São Leopoldo, da qual foi diretor técnico durante 7 anos e é a que tem maior espaço físico (1000 m2) dentre os municípios que têm biblioteca pública (cerca de 2000 municípios não têm).
- Maria do Carmo Mizetti, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares do Estado, falou pouco, devido ao adiantado da hora, mas o principal, como a Nêmora já tinha citado o Técnico em Biblioteconomia que vai ser incluído na lei que garante que em cada biblioteca escolar vai ter um profissional da área de biblioteca trabalhando, estão abertas mais vagas para concursos para o técnico do que para o bibliotecário.

Um comentário:

  1. Olá Técnicos em Biblioteconomia, tudo bem? Meu nome é Mário e também sou Técnico em Biblioteconomia e gostaria de dizer que estou à disposição para ajudar os colegas que estão começando esse bela jornada. Espero a sua visita no meu blogue, o Bibliotecando por aí...
    Abraços,
    Mário

    ResponderExcluir