Seja Bem Vindo

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Preservação de acervos bibliográficos na Idade Antiga

A preocupação com a preservação de acervos bibliográficos vem de datas distantes. Manuel Romero Tallafigo diz que Plínio e Horácio,na Idade Antiga, faziam referências a caixas e arcas com características repelentes e inseticidas, fabricadas com madeira de ciprestes e nogueiras,servindo desta maneira como defesa passiva frente a fauna e flora maléfica para os documentos.Também se introduzia entre os documentos folhas de citros extraídas de pés de limão,lima,mandarino e laranja.
Vitrúbio dizia que os danos decorrentes da umidade e temperatura descontroladas ocorriam por falta de medidas arquitetônicas preventivas e afirmava também que madeiras de ciprestes, pinheiro,zimbro e cedro,tinham um gosto amargo para os insetos. Além de recomendar a utilização de licor de alpechim,líquido que sai das azeitonas quando empilhadas,ou do bagaço de uvas,para impedir o ataque de traças.


Referência:

http://www.conhecendoamadeira.com/download/agentesbiologicos_biblio.pdf

3 comentários:

  1. Achei muito interessante essa reportagem sobre a preservação de acervos bibliográficos na Idade Antiga.Podemos perceber que a preocupação com os acervos vem de muito tempo e que as ideias deles eram boas.

    ResponderExcluir
  2. Angela estou feliz por colocar as postagens das aulas de conservação e preservaçao no nosso blog.Quando eu achar algo importante e útil vou fazer outras postagens.
    Um beijinho.....

    Cris

    ResponderExcluir